sábado, 30 de maio de 2009

28.05.2009

Acordei com a mulher que foi dedurada me cutucando dizendo que chegamos á Mendonza, e olha que foi persistente kkkkk fui com a cara dela mais ainda!!!
Esperei amanhecer dentro de uma lanhouse, o que aconteceu apenas ás 8:30 da manha, incrivel... só nessa hora COMECOU a clarear...
Umas 10:30 tomei coragem e fui caminhar... havia guardado a mochila no guarda volume e segui rumo ao centro! O tempo tava nublado, entao desisti do passeio para ver o Aconcágua, é caro e eu corria o risco de ñ vê-lo, fui a pé até o centro, e rodei pelas 5 plazas principais de Mendonza, andei e tirei fotos, andei e mais fotos, até que depois de todas fui ficar vendo a fonte da praca principal... tava lá de boa... quando eis que chega o meu amigo canadense de Santiago... ficamos batendo o maior papo em inglês... vai... e depois de umas 2hrs, decidimos ir almocar... fomos no Mc... tá... eu sei... de novo... bah... eu tava afim...
Cidade de Mendonza.
Sob as folhas de outono.
Plaza España.
Plaza Italia.
Plaza Chile.
Plaza San Martin.
Plaza Independezia

Pedi um McMaradona e Mc Evita e o meu camarada foi de McChe... tá bom... é brincadeira... é igual aqui... a diferenca é que nós hablamos Big Meck (igual aos americanos como comprovei com o canadense) e aos argentinos, chilenos, etc... hablam Big Maqui... bem depois dessa aula de McDonalds... seguimos adelante...
Fomos a uma outra praca, onde paramos para a digestao e seguimos a pé á rodoviária, por lá vi com ele uma passagem para Salta que seria o seu destino, nos despedimos, meu amigo canadense quase chorou!!! E boa viagem, amigo!!! Tô chamando de amigo pq o nome dele era complicadissimo hehehe!!!
O meu amigo canadense.
Um ar retrô na cidade de Mendonza.

Quedei em uma Lan House para atualizar o blog aos meus amigos... viu galera como vcs sao especiais kkkkkk
E 19:45 embarquei rumo á Buenos Aires para 14hrs de viagem, eu estava na fleira de uma poltrona no ultimo assento, mas do meu lado tinha um casal de hienas argentinas, de tudo eles davam risada, mas que tirando barato por exemplo do comissario de bordo, e o cara era muito gente boa... segurei a raiva, pq é cruel um idiota queria se mostrar para a mina dele e a imbecil dava risada... bando de cretinos, sorte que o cara do bus nem se tocou!!! Pq se ficasse chato eu ia me meter hehehe... até os dois ficarem no meio da estrada ou retidos em algum posto de carabineiros na ruta!!!
Depois que as hienas acalmaram, dormi muito bem!!!
E para ñ faltar ZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

27.05.2009

Beeeeeeeem amigos!!!
Acordei, tomei um banho e desci para o café, mas a galera que trabalha no hostal mais o suico também foram para o café... entao pra quem queria sair cedo foi mal negocio pq me empolguei na conversa que tava animada e saí tarde, mas deixei combinado de voltar a tempo de ver a final da Liga dos Campeoes entre Manchester X Barcelona.
Uma coisa tava me preocupando muitissimo, lembra que a grana tava acabando... pois é... eu só tinha o equivalente á R$40.00 no bolso e as passagens ida-volta para Viña e Valpo, para Mendonza (Argentina) tbm e o hostal pago. Mas msm assim precisava de grana urgente. Entrei em contato com o pessoal da corretora, transferi a grana e eles creditaram USD no meu cartao ufaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa q alivio... deu tudo certo!!! E obrigado ao Celiao, ao Alex e ao Luciano; ajudaram muito desde o planejamento!!!
Pois é... agora eu podia descer tranquilo... entrei no bus das 10:30 e duas horas depois estava em Viña del Mar, pô era tarde, entao fui direto para o que queria ver, o Museu Fonck e o seu exemplar original de moai, só há dois originais fora da Ilha de Páscoa, fui e de canja visitei o museu, muito legal!!!
Em Viña Del Mar com um dos dois únicos Moais originais fora da Ilha de Páscoa.
Moai
Entrada do Museu Fonck.
Com as cabeças encolhidas das tribos amazônicas.
Treta com o Puff kkkk.
Quem falou que o Navarro e a Beta não vinham kkk meus patos preferidos.
Vai...
"Aqui têm um bando de locooooo, loco por ti..." Olha a gambazada!!! kkk

Na saída ainda encontrei a Clarisse e a Marcela, as cariocas simpáticas de San Pedro de Atacama, dei um "oi" e bati umas fotos para elas e segui para o trem que na verdade é um metrô para Valparaiso. Creio que este foi um dos metrôs mais legais que já andei, pq na estacoes de Viña vc vai debaixo da terra como em SP, passou para Valparaiso, o metro sobe ao nivel da rua, e vc vai com o Oceano Pacifico na janela, ou seja metrô com vista para o mar... fantastico!!! E quando vc desce, vc têm que esperar ele partir, para atravessar os trilhos (a eletricidade vai por cima), muito diferente!!!
Em Valparaiso que é uma cidade ornada de morros, vc se sente em uma viagem ao passado, muita exotica a cidade, gostei muito, carros, onibus, predios, tudo antigo... diferente e ao seu modo bonito! Para subir os morros têm os ascensores (elevadores diagonais), e lá vai eu conhecer o Cerro Alegre (a Ericka tinha me indicado em San Pedro), subo uma ladeira procurando o ascensor e quando vou perguntar, uma chilena cai na risada e me fala "Non precisas mais estás arriba no Cerro Alegre" eu caio na risada também... pqp subi a pé!!!
Procuro e acho um bom restaurante, as atendentes lindas e as duas muito simpaticas... adorei! Mas quando chega o prato, meu Deus é um restaurante chique e o prato no estilo frances, pouca mas linda comida!!! Achei que ñ me sustentaria, puro engano, estava empanturrado, que pensa que ñ bati foto, pedi quase no escuro (cardapio em espanhol), mas era Filet de Frango (grosso) com queijo Rochefort e marmelada por dentro, e molho de quínua e um outro q esqueci colorindo o prato!!!
No Cierro Alegre, a beleza peculiar de Valparaíso.
Valparaiso.
O arco inglês.

Bem... me despedi... querendo ficar mais... e depois de passar no mirante desci o Cerro Alegre a pé, lá é como Santa Teresa no Rio, é um bairro boêmio em cima do morro. E desci a pé pq ñ encontrei o bendito ascencor para descer e fui para o centro, bati umas fotos no centro e faltava muita coisa ainda, mas só podia escolher uma!!! E claro que tinha de ser La Sebastiana, a casa de praia de Neruda!, ela fica em um dos morros mais altos, e como estava com pressa e ñ queria taxi decidi subir a pé, que luta... fui aos poucos pq é cruel!!! Cheguei á La Sebastiana molhado de suor, a senhora da recepcao ficou com dó de mim e me levou ao toillet masculino, onde lavei o rosto e tava novo em folha... fui ao museu... como o outro... fantastico!!! Genial e fora a decoracao dele que foi comprada em viagens ao mundo todo, na casa só se sobe e a vista do quarto e do escritorio um andar acima (ultimo) para o porto é linda!!!
Depois do encontro com Drummond no Rio, agora tenho outro com Pablo Neruda!!!
La Sebastiana
A casa de praia de Neruda.

Extasiado, desci... e adivinhem... achei um ascencor "aleeeeeeeeeluiaaaa" e desci de ascencor... vai... me segura agora... kkkkk
No chao resolvi andar as 10 quadras até o terminal de bus, e ainda tirei fotos do Congresso Nacional que no Chile fica em Valpo. Subi ás 17:30 no bus e 19:30 tava de volta á Santiago, foi o tempo de pegar o metrô (que em Santiago é muito legal tbm e panoramico, quase todo transparente), chegar no hostal, tomar um banho, arrumar a mala, despedir dos amigos, fiquei de ver o canadense em Mendonza, e seguir rumo á rodoviária.
Cheguei, comprei e comi um lanche correndo, e embarquei; 22:30 tava indo à Argentina, o ultimo país!!!
Na madruga, paramos na fronteira que é no alto dos Andes, entao um frio lascado, descemos fizemos a tramitacao dos documentos, e parte chata foi a revista das malas, ñ por mim pq com brasileiros a viagem toda foi tranquila nesse sentido, tanto que sem querer quase paguei uma taxa que ñ precisava e quem me avisou foi o policial que parecia o mais espertalhao (em propinita); mas a confusao de desembarque foi com os proprios chilenos/argentinos cheios de muamba!
Fronteira Argentina X Chile no alto dos Andes - aberta 24hrs.

Depois disso embarcamos novamente, e houve uma pequena confusao pq uma senhora dedurou uma mulher que tavah levando uma maquina sem declarar, a mulher ficou com a cara no chao, e a a senhora ficou se justificando dizendo que senao iria confiscar de todo mundo e bla-blá-blá... sei lá... mó X-9 aí kkkkkk
Logo voltei á zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

26.05.2009

Acordei, tomei café no bus, assisti As Branquelas, depois outro filme, mudei de poiscao, depois de novo e todo esse papo de viagem de onibus... mas se vc pensa que foi desconfortável, estas muito enganado, um putcha comforto se a minha viagem de volta á Sao Paulo for assim está ótimo!!!



Minha casa por 24h, Turbus San Pedro-Santiago!



Plaza Italia em Santiago.

Cheguei á Santiago ás 16:00hrs e de metrô fui ao hostal indicado pela Fernanda e pelo Carlos, chegando lá é um albergue com clima total de albergues da juventude, o pessoal muito buena onda e atencioso, no meu quarto tinha mais um suico, um canadense e um argentino, todos legais tbm, guardei as minhas coisas e fui andar pq em uma hora iria anoitecer e queria subir o Ceero San Cristoban, no caminho fui abordado no calcadao dos bares por duas mulheres que estavam sentadas em uma das mesas e me chamaram para sentar com elas... eu pensei "aí têm..." e agradeci "quem sabe na volta", e ouvi um "adorei os seus olhos" kkkkkkkkkk e fui... a entrada do Cerro fica proximo ao Meseu La Chascona de Pablo Neruda, e pelo hotrario decidir ir nele... pô e ñ me arrependi... o cara era genial ñ só pra escrever poesia mas para bolar uma casa também... ele adorava mar e barcos e a sua casa têm muito disso... têm passagens secretas para ele surpreender os convidados, mirantes magnificos e saca só a idéia... sao tres casas que dao para o mesmo jardim central, a 1ª e a idéia de um barco, têm algumas janelas redondas, e algumas passagens estreitas, mas transmite muito conforto e ao seu lado passava um rio que dava a ideia do barulho do mar, as chapas nos parapeitos da janela sao de metal para aumentar o barulho da chuva e também transmitir a idéia de mar! A 2ª casa é o farol, ele tinha até um abajur em forma de luz de farol com duas cores, e a vista do qurto no ultimo piso é muito bela, de onde ele avistava a cordilheira dos Andes!!! Na 3ª, creio que ele nem chegou viver, mas fiquei fascinado pelas outras.


Sentado no museu La Chascona.


Sala de estar do poeta.


La Chascona - A casa-museu que foi residência de Neruda em Santiago. Fantástica!

Depois saí e já estava escuro para o Cerro, entao voltei pela calle Pio Nono, onde ficam os barzinhos badalados de Santiago, escolhi um restaurante e comi um belo de um Bife a Lo Pobre, que é um bifao com fritas e dois ovos estalados.
Depois fui ao albergue, tomei um bom banho, conversei bastante e fui para a sala de TV assistir 10.000AC e ainda assisti Piratas do Caribe 3.
Depois fui dormir pq queria descer cedo para Viña e Valpo.
zzzzzzzzz

25.05.2009

Ás 3:30 da manha, o celular desperta... zzzzzzzzz...3:50 a gente levanta... chuáááááá (escovando os dentes)... e 4:00 tava na porta do hotel!!!
Jayme já encostou e lá estava Ericka (que havia ficado no hotel da agencia) e um casal chileno, sentamos e fomos adiante, Jayme falou que ainda tinha mais brasileiros, seríamos 8, mais um holandes, duas chilenas, casal chileno e um equatoriano.
Quando chegou a vez de pegar o casal de brasileiros, agitei pra todo mundo fingir ser estrangeiro e depois "Ahhhhhhh pegadinha do Malandro" kkkkkk, pô esse dia depois de muito tempo eu tava virado no Bin Laden em questao de zueira... tavah zueirao kkkkk. Todos dentro, com um detalhe para o holandes com o braco quebrado e apenas duas blusas finas de frio e fora que parecia indiano isso sim kkkkk!
E vms nós, aquele casal brasileiro que entrou por último, eram muito loucos, o Pablo e a Thaís, eles sao do Rio Grande do Sul, pegaram um carro Royale Versailes e botaram o pé na estrada, chegaram a subir um vulcao no carro, sem corrente sem nada, e fora que no gelo, o carro patinava e quando ele puxava o freio de mao, o carro descia de ré escorregando kkkkk casal muito sem nocao mas estao tbm entre os que mais gostei de conhecer, o cara era de presenca mas Thaís era lindissima e totalmente louca, ela me chamava de "maluco", e ela foi a melhor e já já vou explicar porque!!!
Lá vamos nós rumo ao Geiseres, 2hrs depois estavamos chegando ao Parque com uma pausa no caminho pq o chocolate que dei à Ericka ñ caiu muito bem, e ela devolveu tudo kkk e o povo ainda ñ estava acostumado com a altura e tanto frio, eu já era o senhor experiência... calejado e cicatrizado!!! Para mim tava tudo ótimo!!! Na entrada do parque já nos avisam, temperatura atual -15ºC, e assim que o sol se levanta, há um fenomeno que faz a temperatura cair mais um pouco!!!
-18ºC

Saímos e fomos explorar os geiseres, é o maior parque de geiseres do mundo, sao 74 geisers reunidos no parque, o segundo maior tem uns 20 apenas. Fomos e andamos pelos buracos, mas lembram que eu tinha perdido as luvas em Machu Picchu... fez falta... mas tavah tudo bem... caminhei bastante... o pessoal voltou para a van correndo e a Thaís ñ tava muito legal com o frio!!!
Aquecendo as mãos no calor dos geiseres.
Sumindo na fumaça.
Sob a luz do sol.

Fui até o outro lado e voltei para o café requentado nos geiseres!
No café aí bateu o desconforto... porquê... vc vai enche seu copo (chocolate quente no meu caso) e faz o seu sanduiche, pô mas como vc vai comer com calma e sem luvas, a minha mao congelava em questao de minutos segurando o pao, eu ñ sentia os dedos... era muito louco... parecia um monte de agulha que me picava os dedos... devorei o lanche, meti um alfajor no bolso e corri pra dentro da van... tava todo mundo lá... só o Carlao que tava mandando bronca no lanche... guerreiro!!!
A Thais já tinha melhorado, fiquei conversando com o Pablo e com ela!!! E logo saí de novo, o sol já tinha se levantado e a temperatura era de -18ºC, o meu recorde na vida!!! Os geiseres comecaram a espirrar jatos de água igual aos desenhos do Zé Colméia e eu tinha que sacar uns fotos sí!!!
Eu, a Fernanda, o equatoriano, o Pablo, a Thaís e lá atrás o chileno e o sobrinho paulista.

Logo o Jayme chamou a todos os 2 ou 3 que estavam fora da van, e seguimos ás Termas e ao geiseres mais antigos, as termas sao piscinas naturais com a agua que brota do solo vulcanico, Jayme falou que brasileiros ñ gostam muito de banhar-se por causa do frio mas quando vao (no caso das mulheres) todos os condutores ficam de olho...
Dessa vez confesso que fiquei com vontade, mas ñ havia trazido nada, toalha e nada. E dessa vez foram dos brasileiros, o sobrinho e a tia paulistas, e como ñ podia ser diferente Pablo e Thaís, além deles o holandes de braco quebrado tambem foi, tava obrigatoriamente dando jóia para todo mundo (por causa do gesso), o Jayme achou graca!!!
E todo mundo banhando-se, os europeus dos outros grupos curtindo, quando chega a vez da Thais causar, ela foi sair da água e tavah com um fio-dental que a gringaiada parou toda para ver, os chilenos ñ piscavam lembrando que a ela é lindissima. E a atitude dos dois foi a melhor, nem aí pra nada kkkkkk gostei muito dos dois malucos!!!
Eu e o Carlos ainda fomos ver o geiser mais antigo do parque, é enorme e de água limpida e borbulhante, Jayme falou que nos ultimos 7 anos haviam caído 4 pessoas nele, e se cair ali um abraco, vc é cozido vivo na hora!!!
O mais antigo.

Jayme tambám contou a estória de 7 brasileiros, que alugaram a van com ele como condutor e foram o caminho todo só na caipirinha, quando chegaram nas termas entraram os 7 na água e logos chegaram os turistas tirando foto de tudo, os 7 ñ pensaram duas vezes, sacaram as sungas, e saíram dancando e rodando a sunga no ar, e os turistas com fotos mais fotos e muito mais fotos!!! kkkkk
Bem depois de todos secos e dentro da van seguimos á um lago no meio do deserto onde já está congelando e têm uma camada fina de gelo!!! E os patos e outros passaros lá no meio, muito bonita a paisagem, e por fim seguimos á um vilarejo que sempre esqueco o nome, onde comi um churrasquinho de lhama e os vegetarianos Pablo e Thais quiseram me matar hehehe tavah bom mas prefiro o de gato!!!
Um lago congelado no meio do deserto.
Cristais de gelo no lago.
Jayme Buena Onda e o seu veiculo.

Subi até a igrejinha e voltei com a tia paulista, a Eliana; e ainda deu tempo para ver um filhotinho de lhama morder uma senhora do vilarejo kkkkk mas ela dava muita risada!!! Conversei com o equatoriano, muito legal!!! E com o casal de chileno que o cara queria saber da macumba no Brasil, mandei ele ir á Salvador; e claro que xavequei as duas chilenas hehe mas só na brincadeira!
Igrejinha.
Rua Principal do vilarejo.

Na volta havia muitas lhamas no caminho, e a Fernanda quase teve um treco pq queria descer e o Jayme Buena Onda muito solicito parou o auto para nossostros, po eu já tinha almocado com as lhamas em Machu Picchu entao ñ tava tao entusiasmado, mas para o pessoal era o primeiro contato com elas; mas confesso que este momento me garantiu fotos belissimas, só faltou a lhama cuspir em alguem, mas ninguem quis correr comigo atras de alguma hehehe (todo mundo sentindo a altitude).
Uma foto fantástica.
Da esq. para dir.: Fernanda, Pablo e Thaís, Carlos, equatoriano e tia paulista.
Entramos dentro da van e 2hrs depois estavamos em San Pedro, me despedi da galera da van e do amigo Jayme; foi o tempo de almocar, dar uma volta no centro da vila com o Carlos, a Fê e a Ericka e voltar só para o hostal para arrumar a mochila.
Ericka, eu, Fernanda e Carlão.
Descansando no hotel.
Já tava na porta quando a galera chegou e fomos juntos ao terminal de bus, e as 16:45 tavah embarcando e deixando amigos muito divertidos como a Fernanda, o Carlos e a Ericka, agora eu tinha 24h de viagem até Santiago.
Á caminho de Santiago pelo deserto de Atacama.
Espetacular começo de noite.

Fui me despedindo do Licancabur até 1h depois perde-lo de vista em alguma curva no caminho, depois sosseguei, assisti ao filme do bus e me quedei no sono... zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

24.05.2009

Amanheci ainda na estrada, mas logo chegamos á Calama distante duas horas de San Pedro, vi dois mochileiros passando e reconheci o logotipo de uma das mochilas como sendo brasileira; deu cinco minutos e os dois entraram no onibus e sentaram atras do meu banco, esperei que falassem... sera uma japonesa e um rapaz... esperando que falassem... a garota meteu o joelho nas minhas costas... grrrrrrrrrr... vamos galera, fala alguma coisa hehehe, até que falaram entre eles e reconheci o nosso português... aleeeeeeeeluiaaaaaa!!!
Na mesma hora virei e comecei um papo... pô estava comecando ali mais uma parceria de viagem, que pena que durou só dois dias, mas valeu a pena!!! Eram a Fernanda (paulista que vive no Rio) e o carioca da gema Carlos... conversando já decidimos procurar hotel juntos para encontrar bom precos.
Chegamos logo em San Pedro, e adorei o clima de vilinha do deserto da cidade, essa é uma das cidades que quero levar os meus amigos... animal!!!
Vila de San Pedro de Atacama
Esperamos o check-in na frente de um hostal e conhecemos a quarta integrante da trupe, a pernambucana Ericka; a Fernanda foi olhar os quartos e precos dos hostals da regiao e acabamos decidindo ficar em um outro quase em frente do que estavamos, mas prometemos ao dono fechar os pacotes com ele.
Instalamo-nos (realmente muito gostoso o hostal) e fomos adelante fechar os pacotes conforme prometido, fechamos com o Ruben (do outro hotel) o Vale de La Luna para aquela mesma tarde e os Geiseres Del Tatio, tudo por 19.000 pesos chilenos, precos que todo mundo achou bom!!!
Fomos almocar e logo estavamos ás 15:00 na frente do hotel para o passeio, o condutor e guia era o Jayme, muito buena onda tanto como Aquino e Juanito!!! Jayme é um chileno apaixonado por seu país, e soltava pérolas do tipo "sabe qual é a vantagem dos chilenos para os brasileiros, nós temos os Andes entre o Chile e a Argentina, vcs ñ..." kkkkk
Ao fundo, o vulcão Licancabur do lado chileno.
No Valle de La Luna.

Na van tinha também a Clarisse e a Marcela, duas cariocas simpaticas, mais um monte de gringo, em especial um casal de Santiago tbm buena onda e a mulher era bonitona e quase da minha altura kkk e uma suica-chilena que tinha uma risada estranha... só faltava fazer "uaca, uaca, uacaaaá" (Muppets Baby) kkkkkk...

Entre desfiladeiros com a amiga suiça-chilena.

Fomos ao Vale de La Luna e o vimos por cima, por baixo, subimos as formacoes rochosas e fizemos uma expedicao por uma caverna que achei muito da hora!!!


Entrada da caverna.


Caverna.


No anfiteatro.


Chapada.

Depouis subimos até o cume de um monte e apreciamos o belo por-do-sol que coloria as montanhas proximas em tres ou quatro camadas de cores, todos estavam extasiados principalmente pela imponência do vulcao Licancabur, ah eu já conhecia esse vulcao só que pelo outro lado dele no 3º dia do tour do Salar de Uyuni, ele é meio boliviano e meio chileno pois está bem na fronteira!!!
Grande amigo!!!


O Mirador.


Pôr-do sol no Atacama.


Camada de cores no anoitecer.

Depois na volta, Jayme já estava muito amigo meu combinamos que ele faria o passeio do dia seguinte dependendo da escala... e ñ é que calhou!!!
Á noite fomos a um bar-restaurante badalado de San Pedro, que apesar de estar no meio do deserto de Atacama têm restaurantes muito chiques e é uma cidade um pouco cara!!! Mas fomos nós 4 mais as 2 cariocas, mais um senhor paulista que está de férias de tudo (mudando de emprego) que tinha escalado um dos vulcoes naquele dia, o Lascar!!!


Noite de San Pedro.


Jantar com (da esq. para a dir.): Clarisse, Marcela, Fernanda, Carlos, eu, Ericka e... putz... esqueci...


Fogueira para a noite...

Todo mundo bebeu vinho, menos eu, pq iríamos acordar 3:30hrs da manha para o passeio no dia seguinte... só dava eu brindando com Coca Zero kkkkk
Depois fomos dormir, umas 22:30... e claro que já vestidos!!! Á noite é muito frio no deserto!!! zzzzzzzzzzzzzz