Tchau, Peru!!!
Esperamos lotar o carro, e era uma uma familia peruano boa gente, fomos conversando dessa vez com muita risada (tava com saudades disso) hehehe na fronteira fizemos o tramite, ninguem pediu para abrir minha mala (raro em se tratando de Chile), apenas passou no raio X e liberado, mais meia-hora e estavamos em Arica (litoral do Chile).
Em Arica foi onde aconteceu uma das batalhas mais importantes entre Chile e Peru, a Batalha do Morro de Arica, onde 20 soldados peruanos sob o comando de Coronel Bolognesi (maior heroi peruano) resistiram aos chilenos e o Cel. Bolognesi ao ser solicitado para a redincao soltou a celebre frase: "Pela minha honra e pelo dever com o meu povo queimarei até o último cartucho", buena onda o Coronel, pois é queimou e os chilenos queimaram com ele.
Morro de Arica.
Idem.
O Chile é o grande conquistador, pois parte do seu território ao sul foi conquistadojunto á Argentina, o territorio onde está Antofagasta (porto) e San Pedro de Atacama foi conquistado derrotando a Bolivia e territorio no extremo norte foi conquistado derrotando o Peru, sendo que os chilenos chegaram a conquistar Lima, que logo devolveram e ficaram com Tacna e Arica, mas após intervencao brasileira e americana, devolveram Tacna ao Peru e ficaram com Arica. PELA RAZAO E PELA FORCA, esse é o lema chileno.
"Por la razon o la fuerza." - Os cara é faca na caveira, irmao!!!
Se liga, quando cheguei haviam dois submarinos chilenos patrulhando a costa... aí Takeda desse jeito dá pra assistir a corrida kkkk.
Mas voltando à viagem, quando coloquei o pé em Arica senti a diferenca, ñ sei se em todo Chile ou se apenas em Arica, a educacao chilena é impressionante para um paulista. Coloquei o pé na faixa de pedestre, os carros pararam para que eu passasse...
E a cidade transmite seguranca, sei lá só sei que foi assim kkk, fui andando quase uma hora até o centro na boa devagar e sem ficar com nenhum tipo de receio... muito bom estar novamente á vontade!!!
Locomotiva que trazia minerios da Bolivia!
No centro procurei um banco para um ultimo saque, e fui tomar café no Mc (para usar o banheiro), depois lá vai eu subir o Morro de Arica... putz o que eu subi nessa viagem ñ tá no gibi hein... fui a pé... na sola... mas valeu a pena, desde que soube da historia desse morro me encantei com ele... lá em cima fui no museu da Guerra do Pacifico (ChileXPeru e Bolivia), muito bom! E fui nos mirantes do cerro, po como por cima eu havia lido que antigamente havia minas terrestres no morro, deu uns 5 minutos e eu caminhei uns 200m estudando cada passo... muita neura kkk
Depois do passeio, sentei num dos mirantes e veio o sorveteiro papear comigo, o cara conhecia todo mundo, disse que quando o Lula era um pouco mais jovem veio à Arica e ele reconheceu e disse ao nosso presidente: "Quando for presidente cuida bem da sua gente"! Já o Fernando Henrique quando teve em Arica, ele ñ gostou muito, achou muito velho para ser o comandante e por aí vai... esqueci de perguntar se El Che Guevara tbm havia ido à Arica, e o que ele falou... fica pra proxima! (PS.: Sorvete com pouco de gosto de sal, duvido nada que foi feito com agua do mar, mas o cara era boa gente.)
A grande bandeira de Chile.
Dominei o Morro, é só chamar o Larajinha e o Acerola que agora é nóis... kkk
Coronel Bolognesi!
Roupas chilenas.
Vai... só na roleta russa!!! Meu nome é Perigo, meu sobrenome Da Silva. kkkkkk
Percebam que as armas sao todas fabricadas na Europa, quem será que financiou a guerra... (e ñ foi a Alemanha).
Descida para uma caverninha.
Quadro da cavalaria em frente ao Morro.
Montagem da cavalaria chilena contra os soldados peruanos.
Linha de defesa.
Dentro de um bunker.
Mirador.
El Pacifico.
Canhoes apontados para a cidade.
"Na descida do morro é diferente, o movimento é geral..." (táááá eu sei que a musica é Na Subida do Morro, foi uma licensa poética), desci conversando um senhor chileno sobre futebol, gosta do Sao Paulo, conhece o Palmeiras, fa do Santos de Pelé e "O q é Corinthians?" kkkkkkkkkk é muito bom ganhar uma Libertadores para se tornar conhecido, tem coisas que nem Ronaldo resolve kkkkkkkkk
Iglesia de San Marcos projetada por Eiffel.
Depois fui andar por entre as calles (ruas) e tambem conheci a igreja projetada por Gustave Eiffel (o mesmo da torre) e o farol de Arica... onde FINALMENTE eu desci pelas pedras e consegui molhar as maos pela primeira vez no Pacifico eeeehhhhhhhhhhhh.... as maos, o pé, o tenis, uma onda disgramada me deixou com o pé molhado o dia inteiro, e em alguns dias com a meia com um cheiro insuportavel!!!
As pedras do farol.
Chao de conchas.
Pela 1ª vez com as maos no Pacifico... as maos, o pé, o tenis...
Morro de Arica de um angulo que vc nunca viu... kkkk
Se liga na pata...
Po, fui almocar... Mc... ( aqui é muito barato)... e depois andei mais um pouco e parei em uma lanhouse, depois que escureceu (vacilo com o por do sol no Pacifico, mas o que nao faco por vcs leitores kkk) peguei um taxi coletivo e morguei um pouco na rodoviaria, ah e quando saí do centro tava rolando uma aerobica na plaza para todos... ñ vi... perdi... tava lotado (ps.: adivinhem onde jantei?).
As 10:00 saiu meu bus rumo à San Pedro de Atacama... dormi muito bem...
2 comentários:
Don Fernando!!!!!
Se cuida por ai irmão!!!!!
os relatos continuam muito bons...
abraçosssssss
Lindaaaaaaas fotos e os comentários hilários, viagem maravilhooosa, muito legal.
Beijão primoooooooooo
Postar um comentário